O hardware é um dos dispositivos do computador. Em um computador, existem duas coisas muito importantes, ou seja, hardware ou hardware e software ou software.
Existem muitos exemplos de hardware ao nosso redor. Antes de ir para o exemplo, primeiro discutiremos o significado e os tipos.
Índice
Entendendo Hardware
Hardware em geral é um conjunto de componentes físicos de um computador que se encarrega de compilar o equipamento informático para que o computador funcione como deve.
O hardware também pode ser chamado de dispositivo físico de computador que pode ser tocado, o conteúdo do hardware está relacionado ao sistema de trabalho do computador.
O hardware é muito importante para os computadores; se não houver hardware, o computador não pode ser usado como deveria.
Se você deseja que um computador seja usado normalmente, deve haver 3 componentes, a saber, hardware, brainware e software. Se um dos três componentes não estiver presente, o computador não poderá ser usado.
Leia também: Hardware de computador
Tipos de hardware no computador
Existem três tipos de hardware no computador, a saber:
Dispositivo de Processo
Dispositivos de processo são dispositivos que processam e processam dados em um computador.
O dispositivo de processo também é chamado de cérebro do computador. Por ser um dispositivo de processo, ele se torna um dispositivo muito importante no processo de entrada e entrada de dados.
Exemplos de dispositivos de processo são CPU, VGA, RAM e outros.
Hardware de entrada
O hardware de entrada é um dispositivo usado para inserir dados em um computador. Os dados inseridos usando a entrada de hardware serão processados por meio de um processo.
Este tipo de dispositivo é usado para inserir e controlar dados em um computador. Existem muitos tipos, por exemplo, teclados, mouses, canetas de mouse, scanners, unidades de disco, trackballs e joysticks.
Hardware de saída
O hardware de saída é o hardware do computador útil para imprimir e exibir informações dos resultados de entrada. Que vem da entrada de hardware que passou pelo processo de hardware.
Exemplos de hardware de saída são monitores, alto-falantes e impressoras.
Além dos três tipos de hardware mencionados anteriormente, existem outros dispositivos importantes no computador. Trata-se de um dispositivo adicional útil para auxiliar o computador a realizar comandos de seus usuários.
Um exemplo de hardware de dispositivos adicionais é o hardware que é útil para se conectar à rede da Internet.
Outros dispositivos frequentemente usados em computadores são dispositivos de armazenamento.
O dispositivo também é chamado de disco rígido, que serve para armazenar todos os tipos de dados, arquivos e arquivos no computador.
Exemplos de hardware e suas funções
1. Processador ou CPU (Unidade Central de Processamento)
O primeiro exemplo de hardware é a Unidade Central de Processamento ou CPU, que é um componente em forma de chip com formato retangular. A CPU é o controlador do processo de trabalho do computador e é assistida por outros componentes.
A CPU funciona como um conjunto de todas as instruções do programa no computador. E também um local para gerenciar todas as atividades que ocorrem no computador. A CPU também é freqüentemente chamada de cérebro do computador.
2. fonte de energia
A fonte de alimentação é um dispositivo que tem a forma de uma caixa elétrica e seu lugar é fixado na parte de trás de cada caixa ou protetor.
A fonte de alimentação possui um cabo de alimentação que será conectado aos componentes de hardware.
A fonte de alimentação é usada para converter a tensão de CA em CC. Em seguida, forneça a tensão aos componentes que requerem corrente e tensão.
3. Disco rígido
O disco rígido é um componente retangular que contém um disco ou prato. A forma é semelhante a discos de vinil, motores de acionamento, cabeçotes, placas eletrônicas e outros componentes embalados em uma caixa forte.
A função do disco rígido é inicializar o computador. A mídia de armazenamento de dados é muito grande e os usuários podem armazenar muitos dados nela.
Bem como a mídia de armazenamento do sistema operacional usada pelo computador.
4. Placas-mãe
A placa-mãe tem a função de controlar e conectar todos os elementos principais de um computador ou dispositivo digital.
A CPU, teclado, memória, placa de vídeo e disco rígido se comunicam e se comunicam entre si através da placa-mãe.
O firmware localizado na placa-mãe é útil para coordenar e controlar todas as funções básicas para executar o computador.
5. Placa de som
Placa de som é um componente do hardware do computador na forma de um chipset na placa-mãe e instalado no slot PCI da placa-mãe.
A placa de som possui 4 componentes principais que podem traduzir digital e analógico. A função da placa de som é processar todos os tipos de dados na forma de som ou áudio.
E também para conectar a saída de áudio aos alto-falantes e também conectar a entrada de som do computador através do microfone.
6. Placa GPU e VGA ou adaptador de vídeo
A placa GPU e VGA ou o adaptador de vídeo são componentes de hardware do computador. O que é útil para conectar o processo gráfico com o dispositivo de saída na forma de um monitor.
Nos computadores mais antigos, o processo gráfico era realizado pelo processador principal, com o desenvolvimento da tecnologia o design foi mudando ao longo do tempo.
Sua função é conectar o equipamento de dados com o equipamento de saída na forma de uma tela de monitor.
Para maximizar a função da tela a fim de exibir gráficos com a melhor qualidade e resolução de cores.
A placa GPU ou VGA também pode acelerar o funcionamento da janela de operação do software
7. Monitor LCD, LED, tubo (CRT)
Um monitor de computador é um adaptador de vídeo que exibe informações que foram processadas pela placa de vídeo do computador.
Quando uma placa gráfica ou placa de vídeo converte informações binárias de 1s e 0s em uma imagem (informações de vídeo). Essas imagens são exibidas no monitor diretamente conectado.
Existem diferentes tipos de monitores, como Display de Cristal Líquido (LCD) e tubo de raios catódicos (CRT). Os monitores têm funções de tela, incluindo ligar e desligar a tela, contraste, controlar o brilho e a posição das informações de vídeo resultantes.
8. caso
O invólucro ou protetor também é chamado de invólucro cerebral, que é útil para colocar componentes de hardware. Processamento que serve para proteger os componentes de hardware de todas as interferências externas.
A caixa também é chamada de CPU, a função da caixa é como um local para colocar os componentes de hardware. Como disquete, fonte de alimentação, placa-mãe, DVD Rom e CD Rom.
9. Teclado
Um teclado de computador é um dispositivo de entrada usado para inserir funções e caracteres em um sistema de computador pressionando um botão.
O teclado é o principal dispositivo usado para inserir texto. Os teclados geralmente contêm números de teclas, letras e caracteres especiais, bem como teclas para certas funções.
O teclado é conectado ao computador por meio de uma conexão a cabo ou sem fio.
10. Mouse e Touchpad
Um mouse é um dispositivo de entrada portátil de hardware útil para controlar o cursor em uma GUI móvel. E também para selecionar texto, arquivos, ícones e também pastas.
Para computadores desktop, o mouse é colocado em uma superfície plana ou mesa e colocado na lateral do computador.
O touchpad tem a mesma função de um mouse em um computador, mas só pode ser usado em dispositivos como laptops.
11. Alto-falantes e fones de ouvido
Alto-falantes e fones de ouvido têm a função de processar sinais elétricos na forma de áudio ou som. Que tem um papel importante no funcionamento do computador.
Normalmente, os alto-falantes e fones de ouvido também desempenham um papel importante em trazer notificações de som ou áudio no computador. E alto-falantes ou fones de ouvido também são freqüentemente usados para reproduzir música e dados de áudio.
Essa é uma explicação completa do exemplo de hardware que explicamos, espero que ele possa ajudá-lo.
FAQs
Quais são os dispositivos de entrada saída e entrada e saída? ›
São exemplos de unidades de entrada de um computador: microfone, teclado, mouse, scanner, leitor de código de barras, máquina fotográfica digital, webcam, joystick e outros acessórios de jogos. São exemplos de unidades de saída de um computador: monitor, caixas de som, impressora e outros.
O que é hardware de entrada e saída? ›Os dispositivos de entrada são aqueles que inserem informações em um computador a partir de uma fonte externa. Já os dispositivos de saída são os aparelhos usados por um computador para comunicar informações.
São exemplos de hardware de entrada? ›- Fita magnética.
- Caneta óptica.
- Cartão magnético.
- Teclado.
- Mouse.
- Scanner.
- Joystick (utilizados para manipulação de jogos)
- Microfones, Etc.
Dispositivos de Entrada | Dispositivos de Saída | |
---|---|---|
Exemplos | Teclado, scanner, microfone, mouse, mesa digitalizadora, joystick. | Monitor, impressoras, projetor, alto-falantes, caixas de som. |
2. Hardware de saída. O hardware de saída, por sua vez, funciona de maneira similar ao de entrada, porém, são tipos de hardware que recebem a informação do computador. Por exemplo, o monitor, quando conectado, recebe os dados do sistema computacional e os exibe ao usuário.
Quais são os dispositivos saída? ›Dispositivo de saída são dispositivos que exibem dados e informações processadas pelo computador, também chamados de unidades de saída (no inglês input/output - entrada/saída). Por outras palavras, permitem a comunicação no sentido do computador para o utilizador. Exemplos: projetor de vídeo, impressora e monitor.
O que é hardware entrada? ›Hardware externo
Entram aqui monitor, teclado, mouse, controle remoto, controle de videogame, cabos externos, fones de ouvido, microfone, câmera de vídeo, impressora, projetor, scanner, alto-falantes, unidades de armazenamento externas (HDs e SSDs externos, pendrives) e etc.
O hardware de entrada é um componente externo, conectado ao computador para desempenhar novas funções ou integrar o seu processo de funcionamento. Como exemplos, temos o mouse, o teclado, o microfone, o touch screen, o carregador da bateria, entre outros.
O que é o hardware cite 6 Exemplos? ›São, em suma, todos os periféricos conectados. Exemplos: impressoras, scanners, monitores, mouses, teclados, webcams, fones de ouvido, microfones, auto-falantes, cabos, unidades de armazenamento externas (HDs, cartões SSD, pendrives), projetores, joysticks etc.
O que é hardware cite 4 exemplos? ›Os hardwares são as peças físicas que compõem um computador, como as placas, o monitor, o teclado, a placa-mãe e o disco rígido.
Qual é o principal dispositivo de saída? ›
Monitores, comumente chamado de Visual Display Unit (VDU), são o principal dispositivo de saída de um computador.
O que é um hardware Cite 5 Exemplos? ›- Monitor;
- Teclado e mouse;
- Placa-mãe;
- HD e memória RAM;
- Fonte de energia;
- Placa de vídeo e de áudio;
- Placa de rede;
- Processador;
A CPU realiza as seguintes tarefas: Busca e executa as instruções existentes na memória. Os programas e os dados que ficam gravados no disco (rígido ou disquete) são transferidos para a memória. Uma vez estando na memória a CPU pode executar os programas e processar os dados.
Qual é a função da memória RAM? ›A sigla RAM vem do inglês “random access memory”, que pode ser traduzido para “memória de acesso aleatório”. Esse componente é responsável por dar mais agilidade e velocidade no funcionamento geral do sistema. Sem a memória RAM, tarefas como abrir programas e editar arquivos demorariam muito para serem realizadas.
Quais são os dispositivos híbridos? ›Monitor, Placa de vídeo, Placa de som. Monitor Touch, Placa de vídeo, Monitor, Caixa de Som e Projetor.
O que são periféricos do tipo I o? ›Os dispositivos de entrada e saída (E/S) ou input/output (I /O), ou ainda periféricos são aqueles que permitem a interação entre processador e usuário, ou entre processador e processador. Eles se enquadram dentro da denominada Arquitetura de Von Neumann, que explica as principais partes de um computador.
O que é um periférico Cite um exemplo? ›Os periféricos podem ser conectados através de um cabo ou de um conector; dependendo do dispositivo, uma conexão sem fio através de Wi-Fi ou Bluetooth® também é possível. Mouse, teclado, fone de ouvido, scanner manual, monitor, alto-falante, impressora e headset são exemplos de periféricos.